Todo ano a Dimad, Associación de Diseño de Madri, convoca designers a criarem cartazes com um tema que envolve a cidade. No último ano, atendemos a chamada ao tema “Ciudad Persona”, em que deveriam ser evidenciadas a interação das pessoas com a cidade. Quem conhece Madrid, pode reparar que ela é multicultural e racial, cosmopolita, onde todos os povos se encontram. A partir dessa visão, resolvemos levar aos olhos da cidade uma parcela da população que pede abrigo, atenção e cuidado: os refugiados das guerras em países de maioria muçulmana.
A própria chamada de trabalho com o tema “Ciudad Persona” abriu o caminho para a solução criativa, pois bastou inserir um “soy” entre as duas palavras e estava criada a frase “Ciudad, soy persona” (Cidade, sou gente). A partir da frase, optamos por ilustrar o cartaz de forma que o personagem, uma mulher, com burca e um filho nos braços, cercada por seus pertences, tomasse o centro da peça.
Partimos assim para a produção da personagem, acreditando que essa personificação precisava ganhar personalidade e assim, construímos nossa personagem com materiais reais, usando papel, tecido, cola e madeira. Para finalizar, um trabalho fotográfico e a montagem no computador.
Como resultado, fomos selecionados e o trabalho foi exposto em meio a tantos outros cartazes selecionados para a mostra que ocorreu no Centro de Diseño no Matadero e também em frente ao Museo Reina Sofia. O que nos deixou contente foi ver a causa do refugiado com bastante evidência na mostra, em meio a cidade, tendo o nosso cartaz como seu representante.
Tags: Design, Handmade, Poster, Processo Criativo