É comum o questionamento sobre o que é essencial para criar. Estudo, experiência, conhecimentos técnicos avançados? Tudo isso faz parte da formação de um criativo, mas tem algo que diferencia e torna única cada criação: a bagagem de quem está desenvolvendo o trabalho.
O que esta pessoa já viveu, por onde andou, que filmes assistiu. Mais que isso, como ela sente o mundo ao seu redor, quais são seu hobbies, seu estilo, suas preferências. Tudo isso define sua personalidade e estará impresso em sua criação e na forma como ela resolverá cada projeto.
Então, fica a dica: capriche na bagagem. Absorva o máximo de referências em livros, filmes, museus, viagens ou simplesmente andando pela rua e observando a arquitetura e as pessoas. Tudo isso vai lhe render criações únicas e cheias de inspiração.
Aí na foto, um pouquinho da minha bagagem (Adri). E aproveito pra deixar aqui mais um conselho: faça um mood board seu também! É uma experiência bacana pensar o que te representa, juntar objetos afetivos pela casa, incluir alguns, descartar outros. Escolher e diagramar. Não cabe tudo e algumas “coisas” não são coisas, então relaxe se não tiver 100% de você ali. Veja como uma forma de criação e faça do seu mood board o melhor layout de você.
Tags: Criação, Inspiração, Mood board, Processo Criativo, Referências